quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Tendencionismo Midiático

A mídia sempre exerceu influência sob nossas mentes, e é nos grandes eventos que percebemos mais ainda com o que estamos lidando. Fatos distorcidos, matérias e manchetes tendenciosas, manipulação pra dar e vender.
Aqui no Brasil, vimos um grande exemplo disso na Rede Globo de Televisão, que exibiu uma matéria em seu canal fechado SPORTV a respeito do Paraguai na copa. Inicialmente, foi citada a musa torcedora mais badalada da copa, Larissa Riquelme, e sua jornada na África do Sul. Até aí, tudo bem, porém a coisa sai do controle quando a matéria começa a ironizar a cultura Paraguaia e difamar o país, dizendo coisas como “A moeda é super valorizada, é um pólo industrial, possui paisagens magníficas...”. Um ultraje com o povo paraguaio, e isso deu tamanha repercussão que uma cantora paraguaia, Ramonita Vera, respondeu as críticas do canal, mas sem perder o respeito ou generalizar, dando um exemplo de conduta aos responsáveis pela estúpida matéria. Com isso, o canal finalmente se desculpou, alegando que a emissora sempre prezou o respeito a todos.
Com o caso citado, percebemos o quão tendenciosos, infantis e anti-profissionais podem ser os que nos transmitem as informações a partir dos veículos de comunicação. Com a famosa “liberdade de imprensa”, pensam que podem tudo, entretanto, com esse fato citado e outros que geraram repercussão negativa, percebemos que eles já estão pagando por isso.

Daniel Guerra

Um comentário: