quarta-feira, 7 de julho de 2010

Manipulação

A copa do mundo de 2010 como todas as outras está sendo transmitida pela FIFA, e da FIFA, com sua autorização, para outras emissoras pelo mundo. Entretanto também existem câmeras das emissoras nos jogos, câmeras exclusivas no intuito de mostrar outras coisas por outros “olhos”.
Além de televisionar os acontecimentos da copa, existe também os “bate-bola”, que são programas que discutem os lances da copa, os países envolvidos nela, etc. Um desses “bate-bola” televisionado pelo Sportv mostrou costumes do Paraguai, comida, lugares, falou sobre a moeda. Exatamente por isso o Paraguai considerou como uma ofensa, e está certo, o programa mostrou imagens do país, entretanto com comentários sarcásticos, debochando do país, comentários como: “uma moeda super valorizada”. Esse é o poder da imprensa, o poder de manipular e transmitir as informações do jeito que acharem melhor. Também o que ocorreu entre Dunga e a rede Globo, em que Dunga usou palavras de baixo calão contra Alex Escobar que no momento estava falando ao celular com Tadeu Schmidt, mais uma vez a imprensa manipulou as informações no sentido de tentar transformar Dunga no vilão da história, dizendo que aquela atitude não condizia com o cargo que ele ocupava, Tadeu Schmidt tomou as dores do colega e desabafou num editorial feito no programa Fantástico o que a imprensa pensava do ocorrido.
A imprensa pode e consegue manipular as informações de modo que quem fique contra ela será sempre o errado, e nós somos vítimas dessa manipulação, só cabe a cada um julgar com seus próprios olhos como quiser.

Caetano Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário