segunda-feira, 12 de julho de 2010

O PODER DAS MÍDIAS ELETRÔNICAS SOBRE A TV

A cada copa do mundo, a tecnologia vem avançando, e isto influi drasticamente na maneira que a transmissão da copa é feita. Especialmente neste ano, a cobertura do evento tornou-se mais ampla, não sendo apresentada apenas pela tevê e sim por uma gama de sites de relacionamento e blogs. Com isso a hegemonia televisiva da poderosa Vênus Platinada foi por água abaixo.
Podemos dizer que o twitter desempenhou um papel importantíssimo na cobertura jornalística da copa, pois foi ele que influenciou o modo como o tão amado evento futebolístico deveria nos ser apresentado. Isso aconteceu porque o twitter é um espaço onde as pessoas dão suas opiniões sobre algo e falam o que pensam, então a Globo e outras redes usaram isto para tentar fazer uma transmissão que atendesse aos interesses e expectativas dos telespectadores mais fervorosos.
A fim de comprovar essa influência das mídias eletrônicas sobre as demais, temos o caso da coletiva de imprensa com o técnico Dunga, na qual houve um atrito entre um dos repórteres e o entrevistado. Isto desencadeou uma grande guerra Dunga x Globo. Após o ocorrido na coletiva, a emissora passou a criticar ferozmente o técnico da seleção, pensando que estava conseguindo manchar a imagem dele e ao mesmo tempo arrecadando alguns “fiéis” para seu lado. No entanto, no twitter muitas pessoas passaram a apoiar Dunga porque ele estava indo contra a Globo, o que é raro de se ver devido ao fato desta emissora deter um poder incomensurável, e isto fez que ela imediatamente mudasse o foco de suas críticas e de suas notícias para algo mais “light”.
É claro que cada vez mais a mídia televisiva vem sendo influenciada diretamente pela eletrônica. Muito provavelmente nas próximas copas essa relação vai se estreitar, chegando ao ponto em que a TV deixará de ser o centro das atenções para se tornar apenas mais uma mídia qualquer que transmitirá a copa.

Henrique Franck N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário