quarta-feira, 7 de julho de 2010

#COPAcomTWITTER

Acostumados a acompanhar aos jogos da Copa do Mundo apenas pela televisão, este ano fomos surpreendidos pela inclusão do Twitter como uma mídia informativa alternativa. A campanha #calabocagalvao é uma prova de que a população queria um lugar em que pudesse se expressar, jogar para o mundo: Não aguento mais ouvir o Galvão falado! Esse espaço foi utilizado para comentar e trocar informações sobre a Copa.
Esse poder dos twitteiros estremeceu até mesmo a tão poderosa Rede Globo que tentou fazer com que a população não ligada no Twitter pensasse que o #calabocagalvao era apenas uma brincadeira, afinal, ele é o grande narrador Galvão Bueno, as pessoas gostam de brincar com ele. Após a Rede mostrar o sentimento de milhares de brasileiros, que tapavam os ouvidos ao ligar na Globo, como uma brincadeira e ainda tentar denegrir a imagem do técnico da seleção brasileira por alguns problemas internos, o povo não aguentou. Nascia aí, o #DiaSemGlobo.
Na sexta-feira, dia de Brasil x Portugal, os brasileiros deveriam assistir a Copa em outros canais, como a Band. Tudo isso para provar que não é a Rede Globo quem manda e por mais que tenha praticamente o monopólio da rede de televisão, nós vemos o que queremos e não gostamos de ser empurrados para ter uma opinião que não é nossa.
Por mais que a televisão se encontre presente em nossas vidas hoje e nos influencie diariamente, ainda temos nossas cabeças e as usamos para pensar.


Francielle Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário