terça-feira, 21 de setembro de 2010

“Entre os Muros da Escola”


Uma obra de Laurent Cantet, “Entre os Muros da Escola” é um filme que mostra a diversidade entre um professor, vivido por François Marin, e seus alunos, como Khoumba, Souleymane, Wei, Esmeralda, entre outros. O filme se passa quase todo dentro da sala de aula, com atritos, incompreensão de fala, etc.
O professor François Marin leciona o francês, e como todo professor de linguagem, ele impõem que seus alunos falem a forma culta da linguagem, e seus alunos só falam em gírias. É a partir daqui que os conflitos começam, o professor tentando dar aula e os alunos questionando seu conteúdo.
O filme nos mostra os alunos que questionam a autoridade do professor e são agressivos com eles, possibilitando outra discussão. Se trata de um contexto que não é nem um pouco diferente da nossa realidade em escolas públicas brasileiras, sendo normal o ato de desrespeito aos seus professores.
A minha opinião é de que nesse filme deu para perceber que mesmo estando em nações, continentes diferentes, as nossas realidades se assemelham. Os alunos não se preocupam com valores, com respeito, com princípios, só querem ficar lá de curtição, não se importam com o que aprenderam ou com o que deixaram de aprender.


Renata Bressane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário