quinta-feira, 23 de setembro de 2010


“Entre os muros da escola” é um filme francês, ganhador do prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2008, que retrata um "choque de civilizações" em uma mesma turma e a relação existente entre aluno-escola/professor.
A história se passa em uma escola pública, especificamente na turma de sétima série, nas aulas de Francês, lecionadas pelo professor François Marin, interpretado por François Bégaudeau, que, diante de uma classe desordeira, vê chances e tenta criar força para “domá-los” e fazer com que possam progredir seus estudos.
A história que o longa nos mostra tanto a relação dos professores, em grupo no Conselho de Classe ou na sala de aula, com os alunos como da escola com a família, sendo estas facilmente encontradas no cotidiano, porque o filme as trata com muita veracidade. Assim como a maneira como os alunos daquela turma lidavam com o ambiente escolar, ou seja, entre os colegas, com o professor e com a matéria é comum de se enxergar este tipo de comportamento em escolas públicas no Brasil, demonstrando que o filme possui uma visão não só “francesa”, mas também um tanto universal. Logo, o espectador se sente diante de sua própria realidade, independente de sua nacionalidade.
É um filme que nos leva a repensar sobre valores e relações, como o respeito e a união no meio de um grupo. Assim, é uma ótima indicação para estudantes e professores, para que ambos acreditem e possam entender seus papeis dentro de instituições educacionais.
Chaiany Flach

Nenhum comentário:

Postar um comentário