terça-feira, 27 de abril de 2010

Segregação cyberespacial

O vídeo mostra a importância da internet independente da classe social. Muitas pessoas dizem que a internet deve ser algo privado, que não deve ser de acesso a todos. A internet é uma fonte de informação ilimitada que em nossa opinião deve ser de acesso geral. Pensamos que a capacidade de aprender a usar a tecnologia não depende da classe social.

Como visto no vídeo, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa NIIT na Índia, Dr.Sugata Mitra, implantou no muro que divide os domínios da empresa e o lado do povo um computador para ver o que acontecia quando as pessoas com poucas condições financeiras se viam diante de tal tecnologia.

O resultado foi que as crianças conseguiram entender rapidamente o funcionamento da máquina e foram ensinando umas as outras. Em questão de 24h, já navegavam na Internet perfeitamente e conseguiam realizar todas as funções básicas do computador (como mover o mouse para onde queriam e perceber quando havia link para clicar).

Nomearam as imagens relacionando-as com outras coisas do seu conhecimento; como por exemplo, a ampulheta (que simboliza o tempo que se deve esperar para realizar a operação) eles chamavam de “damru”, que é o tambor de Shiva, o cursor chamavam de “suí”, a palavra hindi que significa “ponteiro do relógio”.

É perceptível que todos têm capacidade para aprender e só o que precisam é de oportunidade. Esperamos que em um futuro próximo não exista mais segregação, pelo menos no mundo do cyberespaço.



Paula, Bruno e Raul

Um comentário:

  1. Que vídeo??? E a internet é uma fonte de informação limitada, pois se nao fosse, saberíamos de TUDO.

    ResponderExcluir