quinta-feira, 20 de maio de 2010

Livros extintos? Acho que não!

O futuro da mídia física é um tanto incerto, pois com a popularização do computador e de outros aparatos eletrônicos semelhantes, a mídia virtual passou a ter cada vez mais relevância em nosso cotidiano. Para a população, a tecnologia vem se tornando mais em conta e, por conseguinte, está se alastrando, ou seja, praticamente todo mundo tem um computador ou algum outro aparelho capaz de usufruir do conteúdo virtual.
O livro, por ser uma mídia física, recebe muitas críticas de ambientalistas fervorosos, porque ele utiliza a madeira como matéria prima para ser constituído. Sendo assim, o custo de produção de um único livro é extremamente alto comparado com o valor de fabricação do mesmo produto só que produzido especialmente para a distribuição virtual. Analisando os fatos é possível perceber claramente a grande desvantagem que a mídia física possui em relação à virtual.
É por esta razão que muitos pensam que o futuro do livro é sua extinção, principalmente pelo fato de seu custo de produção ser alto e por causar danos ao meio ambiente, tema que vem sendo foco de debates ao redor do mundo. No entanto, o livro nunca será substituído por completo, pois sempre haverá aquelas pessoas que necessitam ter o livro em suas mãos, materialmente, e não em uma tela de computador ou algo do gênero. O livro foi criado para ser folheado, tocado, sentido, e em uma simples tela de LCD isso não é possível, toda a magia de ler é perdida. Quando estou lendo um livro e vejo que cada vez mais o marcador de páginas está chegando ao final, sinto uma sensação muito boa, como se o dever tivesse sido comprido, porém, ao lermos o livro em uma mídia digital, essa sensação perde-se por completo.
Acredito que daqui alguns anos os livros serão fabricados em uma quantidade bem menor, mas nunca deixaram de ser produzidos, pois sempre irá ter pessoas dispostas a comprá-los. Embora sua produção possa causar danos ao meio ambiente, no futuro haverá outros meios de fabricação que anularam por completo qualquer dano que possa ser causado à natureza e isso só dará mais força para que os livros continuem por aí.

Henrique F.N.

3 comentários: